domingo, 3 de maio de 2015

Massa Fresca

Quando nasci acho que a cegonha que me trouxe para Portugal se enganou redondamente... Deveria ter-me levado para Itália. Adoro a cozinha italiana!

Passemos então à receita de massa (pasta) fresca :)

Ingredientes (+/- 5 pessoas):

  • 400g de farinha;
  • 4 ovos;
  • 1 col. sopa de azeite;
  • 2 col. chá de sal;
  • um pouco de farinha para polvilhar.
Se quiser aumentar a quantidade, basta por cada mais 100g de farinha juntar mais um ovo. Ou seja, se quiser fazer 500g de farinha, usamos 5 ovos, 1 col. sopa de azeite e 2 col. chá de sal.


Num recipiente largo o suficiente, colocamos a farinha e fazemos um buraquinho. Nesse buraco, deitamos os ovos, o azeite e o sal. Com um garfo, batemos os ovos ligeiramente e vamos misturando com a farinha. Quando já custar com o garfo pomos, literalmente, às mãos na massa. Quando sentirmos que os ingredientes estão bem incorporados, colocamos a massa num pano limpo e fechamos. Deixamos repousar 30 minutos.

Entretanto preparamos a máquina de fazer massa. A minha comprei-a no Pingo Doce e custou cerca de 14 euros. Antes de começar polvilhamos os rolos com farinha.

Depois de repousada a massa, cortamo-la em 4 partes iguais. Amassamo-la um pouco com as mãos para caber nos rolos. Começamos por mete-la nos rolos lisos com a altura mais larga e passamos duas vezes. Vamos fechando os rolos e passando até a massa ficar lisinha e fininha (dependendo da espessura que desejarem).

Cortamos a massa para o formato que desejamos. A minha máquina só tem o cortador de esparguete, mas há máquinas com várias cabeças.

Caso não tenham máquina podem sempre usar um rolo. É mais trabalhoso mas também funciona.

Polvilhamos um pano limpo com farinha e passamos a massa já cortada para lá. Deixamos repousar uns 30 minutos.

Por fim, cozinhamos a massa em água e sal. Atenção: a massa caseira coze mais rápido do que a industrial. 



Sem comentários:

Enviar um comentário